sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalho de História

Os alunos do 9º ano 3 do período vespertino da EEB. Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, desenvolveram na disciplina de História orientados pelo professor Cesar Luis Theis articulada à disciplina de Língua Portuguesa da professora Clarice Santa Catarina Mossini sobre o período da Guerra Fria envolvendo os Estados Unidos da América (EUA), capitalistas e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), socialista.
A atividade foi articulada entre as disciplinas visou o dialogo entre as práxis educacionais permitindo aos alunos realizarem trabalhos melhor elaborados aproveitando o tempo em sala de aula, tendo a orientação e a abordagem de ambos os profissionais.
Os trabalhos dialogam com o espaço-tempo do período da Guerra Fria que se caracterizou pela disputa tecnocientifica entre as superpotências da época, EUA e URSS, a corrida armamentista e espacial e os conflitos resultantes causados pela busca de áreas de influencia pelo planeta.
Na corrida armamentista o poderio bélico das superpotências era suficiente para acabar com a vida humana no planeta, contudo, nunca houve ataques diretos entre as duas nações, a disputa esteve mais no campo político por áreas de influência, tento as duas nações se envolvido em diversos conflitos regionais principalmente no continente Africano.
No campo da científico houveram diversos casos de espionagem entre as superpotências, que também se utilizaram da promoção de sua ideologias através de produções cinematográficas, principalmente os EUA. Na esfera espacial os russos enviaram Yuri Gagárin ao espaço, enquanto os americanos enviaram Neil Armstrong à Lua.
Atualmente, a disputa das nações consiste na ciberespionagem, que orquestra ataques em massa por informações estratégicas, sendo os americanos acusados por diversas nações de ações de espionagem, inclusive recentemente envolvendo o Brasil.
Verificamos que o maniqueísmo da época da Guerra Fria foi desconstruído, mas o medo ainda persiste onde governos gastam milhões na produção e manutenção de arsenais bélicos em ações de espionagem tanto política quanto industrial.

Identificação dos Trabalhos
Batalha Arriscada: Karoline Koche
Guerra Fria: Fabiana Carla Loureiro de Andrade
Os Dois Blocos: Kelin Tatiane Santos Gabana
Guerra Fria: Luciano Gularte
Corrida Espacial: Gabriele Schichting
A Grande Batalha: Camila Belmonte Amaral





Nenhum comentário:

Postar um comentário