terça-feira, 2 de junho de 2015

Comemoração 10 anos do PEIF (Programa Escolas Interculturais de Fronteira)

Criado em 2005, pelo Ministério da Educação, o Programa Escola Intercultural de Fronteira tem o intuito de promover o intercâmbio entre professores dos países do MERCOSUL. O Programa é desenvolvido em escolas brasileiras na faixa de fronteira do Brasil com a Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo é promover a integração regional por meio da educação intercultural, considerando contextos multilíngues ou bilíngues existentes nas fronteiras.
 No dia 01/ de junho de 2015 tivemos um ato comemorativo alusivo aos 10 anos do PEIF (Programa Escolas Interculturais de Fronteira, antigo Projeto Bilíngue de Fronteira), desenvolvido desde 2005 entre as primeiras escolas que fazem parte desse programa: a E.E.B. Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e Escuela de Frontera Nº 604, de Bernardo de Irigoyen Misiones - Argentina.
O evento contou com a presença de várias autoridades locais, do estado de Santa Catarina e da província de Misiones – Argentina, além de representantes do MEC, reitor e coordenadores do Programa junto a Universidade Federal da Fronteira Sul.
Para a coordenadora do programa em Santa Catarina, Vânia Santos Ribeiro, os horizontes de opinião e conhecimento se abrem de maneira incontável quando crianças vivenciam intercâmbios culturais como este. “As crianças têm uma visão muitas vezes equivocada de outros países. Por meio do programa elas formam opiniões próprias fundadas no conhecimento de cultura e idioma adquirido”, 
Para o diretor da E.E.B. Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, Mauro Prado, esse programa está contribuindo muito para a questão da integração local, pois os alunos tem contato seguido com a língua e a cultura do país vizinho, alem de ter o contato com o professor do país vizinho, pois duas vezes por semana os alunos têm aulas com o professor do outro país na sua escola de origem.
O Evento teve ainda as palestras das professoras Ms. Stella Maris da Veiga Pereira e Drª. Liliana Daviña (Univ. Nac. De Misiones), tendo também relatos e lembranças das primeiras professoras do Programa das duas escolas.
A direção aproveita para agradecer a todos que se empenharam para que o evento fosse um sucesso, em especial a todas as atuais professoras do programa bem como as primeiras professoras Neuzanira, Lúcia e Docelina, pois sem elas o programa não teria saído do papel.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário