segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seminário Internacional de Regiões de Fronteira



            O Diretor da Escola Theodureto de Dionísio Cerqueira Mauro Edvam Prado, juntamente com a professora Elisabete Nardi representando todas as professoras do PEIF Programa Escolas Interculturais de Fronteira, Professores Coordenadores do PEIF Programa Escolas Interculturais de Fronteira junto a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Realeza PR, coordenadores do Instituto de Políticas Linguísticas da Argentina, participaram nos dias 29 e 30 de maio em Foz do Iguaçu PR do : “Seminário Internacional de Regiões de Fronteira: Desafios para a Integração Transfronteiriça”,
            No referido encontro foi tratado algumas questões sobre o PEIF (Programa Escolas Interculturais de Fronteira) que ocorre na E.E.B. Dr. Theodureto Carlos de Faria em Dionísio Cerqueira SC em parceria com a Escuela de Jornada de Completa 604, Bilíngue 01 de Bernardo Irigoyen Argentina desde 2005.
            Os assuntos foram tratados com o Dr. Paulo Alves da Silva Coordenador Técnico do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, junto ao MEC e com a Responsável por Projetos Bilaterais nas Américas Sra. Sandra Rejane Sérgio, os principais temas foram: A inclusão da Escola Theodureto no Programa Mais Educação e no Mais Educação-  Escolas de Fronteira já a partir desse ano, possibilidade de um acordo entre os governos do Brasil e da Argentina no qual as professoras que fazem o cruce nas terças e quintas feiras estejam amparadas legalmente para trabalhar e transitar no país vizinho, possibilidade da contratação de profissional para auxiliar pedagogicamente  no PEIF junto a Escola e o MEC, além das várias dificuldades estruturais que a escola encontra para realizar o programa, mas que na visão dos representantes do MEC podem ser resolvido e que a partir dessa semana já serão encaminhado junto aos ministérios de Educação e da Justiça para possíveis soluções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário