quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Horta Ornamental



A professora Laurita Maisa Mandelli desenvolveu com as turmas das séries finais do Ensino Fundamental o projeto “Horta Ornamental”, as atividades do projeto visam proporcionar a possibilidade de conhecerem elementos associados ao cultivo de plantas como o manjericão, a salsa e a cebolinha, visando demonstrar aos educandos a importância do cultivo natural nas residências destes tipos de plantas para uso na alimentação.
As atividades também incluíram a confecção de vasos e cestas ornamentais que podem agregar valor as plantas e tornarem-se uma atividade geradora de renda para as famílias.
Foram cultivadas as seguintes plantas:
Manjericão (Ocimum basilicum)
Outros nomes: Basilicão/Alfavaca
Há 4 mil anos, o manjericão já era cultivado por indianos e egípcios. O aroma das folhas lembra o limão e o anis.
Natural da Ásia tropical, África e Ilhas do Pacífico, é uma planta herbácea bianual ou perene (quando em condições favoráveis).
Produz flores pequenas, esbranquiçadas ou levemente púrpuras.
Culinária: Usado em molhos para massas e carnes, omeletes, ensopados de carnes, peixe, frango e saladas, e até em doces e licores.
Deve ser adicionado no final do cozimento ou pouco antes de servir, para que não perca o sabor e aroma.
Medicina Popular: erva digestiva, também é usada contra mau-hálito, inflamações na boca e garganta. A infusão é estimulante contra o cansaço e alivia problemas gastro-intestinais.
Cebolinha Verde (Allium fistulosum)
Outros nomes: Onion Evergreen Bunching, Cebollino Verde
Chegou ao Brasil trazida pelos portugueses, tornando-se presença quase obrigatória na culinária.
Planta perene, de fácil rebrote, apresenta folhagem ereta e talos verdes na parte superior, que vão ficando brancos perto das raízes.
Culinária: Toda planta é utilizada para tempero. O sabor é muito agradável, suave e delicado, podendo ser consumido até como salada.
Os talos são utilizados para temperar batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ser salpicados em sopas, batatas assadas, purês ou servidos ao natural, na decoração de pratos. A parte branca (bulbo) pode substituir com sucesso o alho-poró.
Medicina Popular: Tem vitaminas A e C, cálcio, fósforo e estimula o apetite.
Salsa Lisa (Petroselinum crispum)
Outros nomes: Parsley Plain, Perejil Liso, Persil Lisse
Outros nomes: Parsley Moss Curled, Perejil Crespo
Há muito tempo, as folhas aromáticas e decorativas são bem aproveitadas na culinária. Erva de cultivo simples e fácil rebrote.
Culinária: Bastante aromática, costuma se usada em dupla com a cebolinha para realçar o sabor de omeletes, sopas, saladas, suflês, carnes e patês.
Medicina Popular: Seu consumo é indicado por ser muito rica em vitamina A e ferro.
Na forma de emplastro feito com as folhas frescas, é usada para amenizar dor nas picadas de insetos.

 





A atividade contribui no resgate de antiga prática regional, que consistia na criação da horta e no cultivo de hortaliças para o consumo familiar. Nossos parabéns aos educandos pelos excelentes trabalhos desenvolvidos. Parabéns a todos os educandos pelo maravilhoso trabalho realizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário