terça-feira, 13 de novembro de 2012

Capacitação Programa Intercultural Bilíngue de Fronteira



Os professores da EEB. Dr. Theodureto que integram o programa Intercultural Bilíngue de Fronteira foram convidados para participar de uma capacitação e socialização nos dias 07 e 08 de novembro, integraram a comitiva brasileira a professora Gesi Carminha Noronha dos Santos, Jucélia Dalpiaz, Elisabete Nardi, Ivone Vargas, além do gestor escolar Mauro Edvan  Prado.
A capacitação realizada  em Posadas na província de Misiones (ARG) concentrou-se na temática sobre “projetos e bilinguismo”, onde também ocorreu simultaneamente a socialização das diversas atividades e trabalhos realizados durante o ano letivo de 2012.
Além da equipe que representou a Escola EEB. DR. Theodureto, participaram professores da Escuela de Frontera de J.C. N° 604 de Beranrdo de Irigoyen que integra o programa intercultural, professores das escolas bilíngue de Foz do Iguaçu e Puerto Igazu na Argentina.
Durante a capacitação foram realizadas palestras com o professor Ricardo Viera que abordou “A pedagogia para la autonomia áulica para escuelas em zona de fronteira” e de Alicia Lede com a palestra “Estrategias de Ensenãnza en zona de frontera: trabajo por projetos”. Onde focou no dialogo sobre alternativas visando o melhoramento dos processos desenvolvidos no espaço escolar.

 
 
 Nos momentos de socialização a escola foi aplaudida pelo material que expos relativo as atividades que desenvolve, evidenciando que o programa esta sendo muito bem desenvolvido e articulado pelos professores, a direção aproveita para agradecer aos professores da unidade escolar, os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Realeza, na pessoa do Ms. Marcos Silva e Ms. Ana Carolina Silveira Pinto que acompanharam os professores e a direção da escola em Posadas.
Prestamos nosso agradecemos ao governo da província de Misiones que anualmente organiza cursos de capacitação para os professores que trabalham no programa aplicado nas zonas de fronteira, possibilitando a troca de experiências e impressões entre os professores e coordenadores, ampliando o horizonte cultural e pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário