Os
professores da EEB. Dr. Theodureto que integram o programa Intercultural Bilíngue
de Fronteira foram convidados para participar de uma capacitação e socialização
nos dias 07 e 08 de novembro, integraram a comitiva brasileira a professora
Gesi Carminha Noronha dos Santos, Jucélia Dalpiaz, Elisabete Nardi, Ivone Vargas,
além do gestor escolar Mauro Edvan Prado.
A
capacitação realizada em Posadas na
província de Misiones (ARG) concentrou-se na temática sobre “projetos e
bilinguismo”, onde também ocorreu simultaneamente a socialização das diversas
atividades e trabalhos realizados durante o ano letivo de 2012.
Além
da equipe que representou a Escola EEB. DR. Theodureto, participaram professores
da Escuela de Frontera de J.C. N° 604 de Beranrdo de Irigoyen que integra o
programa intercultural, professores das escolas bilíngue de Foz do Iguaçu e
Puerto Igazu na Argentina.
Durante
a capacitação foram realizadas palestras com o professor Ricardo Viera que abordou
“A pedagogia para la autonomia áulica para escuelas em zona de fronteira” e de Alicia
Lede com a palestra “Estrategias de Ensenãnza en zona de frontera: trabajo por
projetos”. Onde focou no dialogo sobre alternativas visando o melhoramento dos
processos desenvolvidos no espaço escolar.
Nos momentos de socialização a escola foi aplaudida pelo material que expos relativo as
atividades que desenvolve, evidenciando que o programa esta sendo muito bem desenvolvido
e articulado pelos professores, a direção aproveita para agradecer aos
professores da unidade escolar, os professores da Universidade Federal da
Fronteira Sul, campus de Realeza, na pessoa do Ms. Marcos Silva e Ms. Ana
Carolina Silveira Pinto que acompanharam os professores e a direção da escola
em Posadas.
Prestamos
nosso agradecemos ao governo da província de Misiones que anualmente organiza
cursos de capacitação para os professores que trabalham no programa aplicado
nas zonas de fronteira, possibilitando a troca de experiências e impressões entre
os professores e coordenadores, ampliando o horizonte cultural e pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário