quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DINOSSAUROS

Os alunos do 4º ano 02 estão trabalhando um projeto sobre a era dos dinossauros com a professora Jucélia, e foram ao laboratório de informática da escola para buscar textos e videos sobre o assunto na internet.
Para facilitar a pesquisa segue abaixo um texto falando um pouco sobre o assunto.

DINOSSAUROS
Você sabe o que significa a palavra "Dinossauro"?
A palavra "Dinossauro" significa "lagarto terrível". Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne.
Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas 2 milhões e meio de anos!
A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteoro na península de Yucatan, no México.
Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a Era em que viveram:
A era Mesozóica
Os dinossauros habitaram a Terra há milhões e milhões de anos, durante 160 milhões de anos! Viveram numa era conhecida como Mesozóica, que se divide em 3 grandes períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
O Período Triássico (250 milhões de anos até 200 milhões de anos)
Foi no final deste período que surgiram os primeiros dinossauros. Naquele tempo todos os continentes eram unidos em uma enorme massa de terra chamada Pangéia. O centro deste continente era muito distante do mar, por isso havia muitas áreas desérticas, quentes e secas. Mas para a nossa surpresa, perto dos rios e nas costas dos mares existiam florestas exuberantes, onde habitavam, além dos dinossauros, outras espécies de répteis, insetos, peixes e uma grande variedade de vida marinha.
O Período Jurássico (200 milhões de anos até 145 milhões de anos)
Durante este período, o grande continente Pangéia começou a se separar. Com isso, iniciou-se a formação de grandes mares que reconhecemos como os oceanos e mares atuais.O resultado desta movimentação foi um climamais úmido e menos árido em alguns pontos. Samambaias e árvores coníferas ocuparam partedo espaço dos desertos, e o centro dos continentes ficou mais habitável.Os dinossauros se multiplicaram e muitos tipos diferentes surgiram, tais como os enormes saurópodes herbívoros, os encouraçados anquilossauros e os temidos terópodes carnívoros.
O Período Cretáceo (145 milhões de anos até 65 milhões de anos)
Neste período os continentes já estavam separados de forma muito semelhante ao que conhecemos hoje. As florestas evoluíram e as primeiras plantas com flores apareceram.Este foi o auge da era dos dinossauros, onde reinava o feroz e temido Tyrannosaurus Rex. Bandos de Triceratops com seus magníficos chifres e Parasaurolophus com suas cristas enormes e barulhentas também vagavam pelo planeta!

Conheça algumas espécies de Dinossauros e aprenda um pouco mais sobre eles:
Fonte: Dinossauros

Fonte: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário