terça-feira, 10 de maio de 2011

Trabalho sobre a Cúpula do Milênio

A professora de Geografia, Lenise trabalhou com os alunos da 3ª série 05 sobre a Cúpula do Milênio. Sendo que os alunos desenvolveram e expuseram seus trabalhos no saguão da escola.
Veja abaixo um pequeno texto sobre a Cúpula do Milênio e os trabalhos dos alunos.
CÚPULA DO MILÊNIO
Em setembro de 2000, os presidentes de 189 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento chamado Cúpula do Milênio, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para debaterem sobre os principais problemas que afetam o mundo no novo milênio.

Como resultados dos debates realizados durante esse evento, estabeleceram-se os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em que os presidentes se comprometeram a colocar em prática ações para que tais objetivos sejam alcançados até o ano de 2015 (tomando como base as estatísticas de 1990).
Cada objetivo tem uma ou mais metas, que deverão ser cumpridas por todos os países participantes.
No Brasil, esses objetivos são chamados de "8 Jeitos de Mudar o Mundo":

  • Erradicação da fome e da miséria - Reduzir pela metade a proporção de pessoas com renda menor que US$ 1 por dia. E reduzir pela metade a proporção de pessoas que sofrem com a fome. Atualmente, em todo o mundo, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a US$ 1,00 por dia. 





  • Educação básica de qualidade para todos - Garantir que todas as crianças de ambos os sexos completem o ensino fundamental. Cento e treze milhões de crianças estão fora da escola no mundo. 





  • Igualdade entre sexos e valorização da mulher - Eliminar disparidades de gênero em todos os níveis de educação. Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres, e 80% dos refugiados são mulheres e crianças. Superar as disparidades gritantes entre meninos e meninas no acesso à escolarização formal será um alicerce fundamental (entre outros) para capacitar as mulheres a ocuparem papéis cada vez mais ativos tanto no mundo econômico quanto na atividade política.





  • Redução da mortalidade infantil - Reduzir em dois terços a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos. Todos os anos, 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. É um número muito alto, mas que vem caindo desde 1980, quando as mortes somavam 15 milhões. 





  • Melhorar a saúde das gestantes - Reduzir em três quartos a razão de mortalidade materna. Nos países pobres e em desenvolvimento, a cada 48 partos uma mãe morre. A redução da mortalidade materna é um objetivo que só será alcançado no contexto da promoção integral da saúde das mulheres em idade reprodutiva. 





  • Combater a AIDS, a malária e outras doenças - Iniciar o processo de inversão da propagação do HIV/AIDS, da malária e de outras doenças. Em grandes regiões do mundo, epidemias vêm destruindo gerações e prejudicando qualquer possibilidade de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a experiência de países como Brasil, Senegal, Tailândia e Uganda vem mostrando que podemos deter a expansão do HIV.





  • Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente - Inserir os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas nacionais; e reverter a perda de recursos ambientais. Milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável. A água e o saneamento são dois fatores ambientais imprescindíveis para a qualidade de vida humana. 





  • Todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento - Em cooperação com os países em desenvolvimento, formular e executar estratégias que permitam aos jovens obter um trabalho digno e produtivo. Muitos países pobres gastam mais com os juros de suas dívidas do que para superar seus problemas sociais.
    O avanço rumo ao cumprimento dessas metas é acompanhado, periodicamente, por instituições multilaterais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).




  • Fonte: UOL

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário