quinta-feira, 7 de abril de 2011

Termodinâmica

A professora de Física, Elize Buss está trabalhando com todas as 2ª séries do ensino médio a Termodinâmica.


Segue abaixo um pequeno texto sobre o assunto.
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza. 

Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos. 
Energia  é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. 

A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis, que são: 

Primeira Lei da Termodinâmica: essa lei diz que a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação. 

As transformações que são estudadas na primeira lei da termodinâmica são: 

Transformação isobárica: ocorre à pressão constante, podendo variar somente o volume e a temperatura; 
Transformação isotérmica: ocorre à temperatura constante, variando somente as grandezas de pressão e volume; 
Transformação isocórica ou isovolumétrica: ocorre à volume constante, variando somente as grandezas de pressão e temperatura; 
Transformação adiabática: é a transformação gasosa na qual o gás não troca calor com o meio externo, seja porque ele esteja termicamente isolado ou porque o processo que ocorre de forma tão rápida que o calor trocado é desprezível. 

Segunda Lei da Termodinâmica: enunciada pelo físico francês Sadi Carnot, essa lei faz restrições para as transformações realizadas pelas máquinas térmicas como, por exemplo, o motor de uma geladeira. Seu enunciado, segundo Carnot, diz que: 

Para que um sistema realize conversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A cada ciclo é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, que é parcialmente convertida em trabalho e a quantidade de calor restante é rejeitada para a fonte fria.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário