quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído


27 de abril, Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído


É hoje, dia 27 de abril que será celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Entre 14h25 e 14h26 será dedicado 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas. O lema deste ano é “não deixa o ruído invadir a nossa cidade”.
Estudos indicam que o ruído está entre os principais agentes causadores de estresse, insônia, depressão e até perda auditiva que levam a mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. Em todo o mundo serão realizadas ações de orientação, informação e conscientização sobre o ruído e a poluição sonora que não enxergamos, mas sentimos no cotidiano.
A campanha surgiu há 15 anos nos Estados Unidos e ficou conhecida como Internacional Noise e Awareness Day (Inad). No Brasil conta com o apoio da Academia Brasileira de Audiologia, Universidade Federal de Santa Maria, Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria e da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).
Para o doutor em Acústica e Vibrações, membro da Sobrac e diretor da Anima Acústica em Florianópolis (SC), Vitor Litwinczik, muito se fala dos problemas causados pelo excesso de ruído a que estamos sujeitos em nosso dia-a-dia. Ele lembra que o ruído é causador de diversos males a saúde além de afetar substancialmente a tão almejada qualidade de vida.
“Hoje não basta termos um belo apartamento com vista para o mar num condomínio repleto de equipamentos coletivos. A qualidade de vida passa por uma moradia que possui ambientes acusticamente adequados aos diversos usos que fazemos dela, proporcionado uma privacidade adequada e mantendo o silêncio apropriado para um sono reparador”, salienta Vitor.
Na opinião do diretor, como em outros tipos de manifestações, esses sessenta segundos de silêncio são importantes para refletirmos sobre o quanto sofremos com o excesso de ruído e o quanto de ruído produzimos. “O silêncio, ou um menor nível de ruído, é importante não apenas para nossa saúde, mas também para o bom convívio com os vizinhos e com a sociedade”, complementa.
Fonte: Portal da Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário